Sinergia como lema

Busca pelo fortalecimento comum por meio do inter-relacionamento

Fonte: Revista Sob Medida Móbile, Edição 91, Ano XIV – Jun./Jul.2015

Com um negócio que prevê a gestão plenas dos processos administrativos e comerciais das revendas parceiras, a Rede Green atua há menos de dois anos de maneira associativa. A idéia surgiu da necessidade em desenvolver ações conjuntas, buscando o fortalecimento comum por meio do inter-relacionamento entre revendas, realizando operações conjuntas e troca de experiências.



O ingresso de uma nova loja acontece por meio da apresentação por um fornecedor ou parceiro integrante e a revenda é submetida à avaliação da diretoria – outra forma é por convite depois de um estudo que detecta perfil similar aos princípios do grupo. Segundo o gestor, Osmani Pinheiro, não existe obrigatoriedade em adotar modelos pré-concebidos de formatação de loja, mas na prática isto ocorre naturalmente. “O parceiro incorpora o nome da Green em seus sites, fachadas, documentos fiscais, institucionais, uniformes e até em veículos utilizados nos processos de logística”, diz.

Com o lema ‘sinergia pautando as ações’, a rede avalia o que de melhor um parceiro tem e realiza o nivelamento das práticas de maneira objetiva e transparente.

“Não nos limitamos como central de compras e definimos que seriam necessários três pilares de sustentação: negociação, produtos e marketing e balcão (treinamento e capacitação)”, assinala Pinheiro. A rede também promove o relacionamento entre os parceiros. “Dessa maneira acreditamos que temos um perfil diferente dos demais players do mercado”, garante.

No pilar negociação, a compra coletiva condiciona condições comerciais favoráveis e fortalecimento de empresas menores que negociam com outras de maior porte. Em marketing, o gestor avalia que investir de forma individual é mais difícil e oneroso, mas que de maneira coletiva os custos fixos se diluem e tornam os processos mais viáveis. “Da mesma forma, o desenvolvimento de ‘marcas próprias’ só acontece se tivermos volumes mínimos de produção e isso somente é possível em conjunto”, observa. Outro mecanismo neste item é a exposição das marcas parceiras nos meios de comunicação da Green.

Em gestão para as lojas, a rede promove, em conjunto com fornecedores e apoio técnico-institucional do programa Marcenaria Sustentável, a realização de workshops com ações de vendas, treinamento e capacitação, tanto dos vendedores como dos marceneiros.

“O lema é sozinhos podemos até ir mais rápido, mas certamente juntos iremos mais longe, uma adaptação da citação de Clarice Linspector” OSMANI PINHEIRO